sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cuidados a serem tomados neste perído chuvoso

            Se estiver na via pública (rua) dentro de um automóvel, saia imediatamente do carro, feche os vidros e evite travar as portas.
            Ao andar em ruas alagadas tome cuidado, pois pode ter bueiros sem tampas, ou mesmo buracos que você não saiba, sem contar o perigo de contrair a leptospirose que é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, chamada Leptospira interrogans, causada pela urina dos ratos.
            Caso esteja dentro de uma residência e perceba que esta havendo uma precipitação pluviométrica, ou seja, aumento do volume de água da rua para dentro de sua casa, pelo ralo, ou no entorno, procure imediatamente um lugar seguro e previsto onde possam se alojar de forma segura.
            Procure colocar documentos e objetos de valores dentro de um saco plástico bem fechado e mantenha-os em lugar seguro.
            Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica evitando assim os curtos-circuitos; retire os animais de estimação dentro de casa e por último retire todo o lixo ensacado e leve-os para uma área não sujeita a inundações.
            De igual forma, para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco), saia imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência; caso perceba também que árvores, poste, muro, esteja se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em um lugar segure.
            *Importante lembrar ainda que os moradores em áreas de risco de escorregamento de talude (barranco) façam monitoramentos constantes em seus encanamentos de captação de águas pluviais sendo que a Defesa Civil tem notado que em sua grande maioria estão ligados esgotos clandestinos, canos quebrados e vazando, para o vizinho ao lado  como se já não bastasse a grande concentração de pés de bananeiras nos taludes como todos sabem este tipo de plantação amarzena muita água aumentando assim o risco de deslizamento.
Estas dicas foram elaboradas pela Defesa Civil da Cidade de São Paulo

CHUVAS, TEMPORAIS E O CENÁRIO DE TRAGÉDIAS QUE SE REPETEM TODO VERÃO


            Todo inicio de ano, a cena que vemos é sempre a mesma. Tragédias causadas pelas chuvas de verão, vidas que se vão e prejuízos incalculáveis.
            Quando iremos acordar e agir preventivamente para minimizar estes transtornos?
            Nosso planeta sofre mudanças, e muitas delas por nossa culpa.  O aquecimento global, o derretimento das geleiras, estão alterando o clima da Terra. A tendência é de temporais cada vez mais trágicos e devastadores. Será que iremos sempre culpar as chuvas e não assumir que somos coniventes com nossas tragédias?
            A falta de políticas habitacionais e principalmente o uso e ocupação desordenada do solo, em áreas de risco, agravam ainda mais este crônico problema que enfrentamos.
            Já está passando da hora de cobrarmos de nossos governantes, ações preventivas, desde o mapeamento e a desocupação de áreas de risco, projetos de drenagem mais eficazes e a elaboração de planos emergenciais em tempos de crise.
Ações simples como colocar o lixo na rua, momentos antes de sua coleta, entulhos e restos de construção em caçambas ou lugares apropriados e não permitir de maneira nenhuma a poluição de córregos e rios, contribuem para uma melhor qualidade de nossas vidas.
A natureza hoje nos cobra, o que no decorrer dos tempos, tomamos dela.
Fernando Romeiro


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mensagem de Fernando Romeiro pela criação do Blog

Luiz Fernando Romeiro Reis, criou esse blog no intuito de transformá-lo em um fórum de debates e informações, pertinentes ao interesse comum de nossa cidade. Fernando é especialista em análise de riscos do CGE, da Cidade de São Paulo há 12 anos.

"Internauta, vamos criar aqui um espaço onde, a troca de idéias, indignações e experiências, são válidas para a evolução destes debates. Serão discutidos aqui, assuntos pertinentes e também relacionados a Lorena e Região. A intenção, é de sugerir ações ao poder público, órgãos governamentais e instituições organizadas. Não temos o interesse de criticar ou criar constrangimento pessoal, a quem quer que seja. Mas, estaremos atentos aos desmandos e a má administração pública.
Abraço a todos”


Luiz Fernando Romeiro Reis