sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Rádio Cultura de Lorena - Fernando fala sobre enchentes e ações do poder público

Em entrevista para João Marton do Programa Região em Destaque, Fernando Romeiro fala sobre chuvas, enchente e as ações do poder público.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Lorena luta pela a instalação da Rede Lucy Montoro para atender a nossa Região




LORENA LUTA PARA TER A 2ª UNIDADE DA  REDE HOSPITALAR DE REABILITAÇÃO LUCY MONTORO

            Com a possibilidade do Vale do Paraíiba em receber a 2ª unidade do Hospital Lucy Montoro de Reabilitação, foi organizado um grupo idealizado por Evandro Milet, levantando a bandeira de ser instalada em Lorena.
            Há especulações em que esta 2ª unidade possa ser instalada em Taubaté, mas o Grupo defende uma melhor distribuição na região até para municípios mais ao extremo do Vale, em que  possam ser atendidos com uma maior comodidade.
            A 1ª unidade já é uma realidade  em São José dos Campos, haja vista que Taubaté e São José dos Campos são cidades praticamente vizinhas.
Geograficamente esta condição desfavorece e muito várias cidades mais ao extremo da região.
            Um ponto muito positivo pra a sua instalação em Lorena é o fato de que a ADEFIL (Associação dos Deficientes Físicos de Lorena), possui um terreno de quase 31 mil metros quadrados,  as margens da Rodovia Presidente Dutra.
            Miltet já conseguiu o apoio de muitas pessoas, políticos locais e autoridades que estão sensibilizadas com esta justa causa.
            Temos que somar forças, vereadores, autoridades locais e outros, para que, quanto mais pessoas mobilizadas, a realidade se torna mais próxima.

TV ClimaTempo - Prog. Fiscais da Natureza Entrevista com Fernando Romeiro





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Comunidades organizadas, conseguem minimizar os transtornos das chuvas


A região do córrego do Pirajussara desde 1987 era referência de enchentes na cidade de São Paulo. Por receber todas as águas de sua bacia, eram constantes, transbordamentos e inundações no bairro.
Um morador da Rua Ernesto Sena, o aposentado Djalma Kutxfara, 67 anos, cansado de cobrar do poder público, providências, montou um sistema para avisar os vizinhos, quanto a chegada de mais um temporal e com isso, o risco de enchente e de mais um transbordamento do córrrego. Djalma é presidente da Associação de Combate Enchentes do Pirajussara e Poá, e é um exemplo de líder comunitário preocupado com o bem comum.
Sua casa mais parece uma fortaleza. Com sistemas de comportas, bombas, drenagem pluvial e sirenes no telhado. Enfim,  o problema de sua casa, estava resolvido. Mas seu espírito solidário, e como ele mesmo diz se sentir um egoísta se não fizesse nada pra ajudar os vizinhos. Tudo isso fez com que se torna-se o zeloso cidadão que sempre atento, toca a sirene que instalou no telhado de sua casa em 2000. “Comecei com duas sirenes. Agora tenho 6 e ainda devo instalar uma outra para atender todos os moradores. Todo mundo já conta que eu vou avisar se houver, de fato, perigo de inundação.” –afirma Djalma, um dos 400 voluntários da chuva em São Paulo.
Djalma começou a parceria com o CGE desde o inicio de sua criação em 1999, considerado como um membro da família CGE. Em contato constante com a gente nos períodos críticos de chuva, ele não descansa.
Exemplos como seu Djalma ajudam e muito a nós aqui no CGE. A cidade é muito grande, são mais de 280 córregos, rios e ribeirões em 1.216 Km na cidade.
Por isso acho que esta iniciativa deve servir de exemplo para inúmeras cidades brasileiras. Não vamos ficar de braços cruzados. Vamos cobrar de nossos governantes soluções e também fazer nossa parte e nos organizarmos pelo bem comum.
                               Luiz Fernando Romeiro Reis              
Especialista em Análise de Risco do CGE                



 Fernando Romeiro (CGE) e Djalma Kutxfara


Entrevista com Luiz Fernando Romero Reis from fiscaisdanatureza on Vimeo.

Em entrevista para a allTV em programa ao vivo Fiscais da Natureza, Fernando Romeiro fala sobre as ações e a atuação do CGE na cidade de São Paulo.  A reportagem tem a duração de 1 hora e foi feita pela apresentadora Renata Diniz.