terça-feira, 23 de agosto de 2011

QUAL O PREÇO DE UM VEREADOR?

            Este assunto hoje, gera muita polêmica seja em roda de amigos, discussões em rede sociais, enfim, cada um tem seu ponto de vista.  Mas já houve um tempo em que os vereadores não tinham salário em nossa Cidade.
Ouço meu pai contar que naquela época, os debates políticos eram bem exaltados e quem se colocava à disposição de uma cadeira no legislativo,  era mesmo por vontade de trabalhar pelo bem comum.
Não quero com isso descriminar os vereadores, que hoje recebem um bom salário.  Tanto que muitos fizeram da vereança, o seu único “emprego”.  Ou seja, eleição em Lorena, virou concurso público.  Só que a inscrição não é barata não...
Por isso, que alguns políticos precisam retornar os gastos dessa tão dispendiosa inscrição. Não quero aqui dizer que isso só acontece em Lorena, infelizmente é o custo de uma democracia cada vez mais corrompida.
Rola em grupos sociais na Internet a indignação de populares, quanto o repasse da prefeitura para a câmara municipal e também, com relação o aumento de cadeiras no legislativo. 
Devido a queda da arrecadação no município, é mais que prudente a diminuição destas cifras que sangram os cofres da prefeitura. Os valores que são destinados á câmara, são mais que suficientes.  Prova disto, é a atitude de  muitos presidentes que ali passaram, devolvendo significativos valores à administração, em todos finais de ano de seus mandatos.   
            Quanto ao aumento de cadeiras,  existem várias vertentes. Como o fato do aumento de vereadores não significar um gasto maior, pois o repasse é o mesmo independente do número de cadeiras, muitos são favoráveis.
            Hoje, Lorena comporta de dez á dezessete vereadores proporcionalmente. Cabe aos vereadores atuais, decidirem a quantidade de cadeiras para o próximo mandato. A quem dica, que com o número menor de vereadores, as “negociações”  são mais fáceis, onde se polariza entre a oposição e situação. Ou seja, aquela velha posição política entre ser “pau mandado” do prefeito ou radicalmente contra todos os atos do alcaide.
            Esta polêmica já vem agitando a população da cidade, pois o desgaste dos políticos atuais, traz o descrédito em qualquer ato ligado á estas mudanças.
            Enquanto isso, aguardamos o desfecho da situação do Prefeito que traz ainda mais insegurança, revolta e todo tipo de repúdio aos políticos locais. A próxima segunda-feira,
            Lorena não merece passar por esta turbulência que enfrentamos.  A Terra das Palmeiras Imperiais, berço de Condes e Barões já foi muito nobre.  Pena que este mar de lama ofusca a grandeza das terras de Guaypacaré.

Luiz Fernando Romeiro Reis é especialista em análise de risco e também, apresentador do Programa Fernando Romeiro Até Você, que vai ao ar todos os sábados ás 11hs na Rádio Cultura de Lorena AM 1460.
(Matéria pubicada no POP DO VALE do dia 20/08/2011)

LUZ, “CÂMARA” E AÇÃO !!!

            A instabilidade política e administrativa de Lorena está cada vez mais abalada.  A indefinição da continuidade do prefeito Paulo Neme em se manter no cargo, trás o desconforto e a inquietação de todos nós.  Até quando teremos que aguarda o final deste filme? Mas com certeza, não terá um final feliz, seja qual for o seu resultado.
            Já por quase 7 anos estamos acompanhando, a falta de capacidade administrativa,  uma gestão sem pulso onde o prefeito não “apita” nem jogo de futebol.  Cada período de sua administração, ele escolhe alguém para fazer o seu papel.  Será que esta conduta está certa? Será que podemos reclamar no PROCON por comprar um produto e ser enganado? Votamos em um e quem manda é outro!!!  Parece até que vivemos em Lorena um modelo monarquista. Nosso Rei escolhe o Primeiro Ministro, pois sua preocupação permanece voltada somente para os benefícios da Coroa.
Mas  repararem que geralmente os “salvadores da pátria”, não duram muito tempo. Pois é. O Império da Fofoca derruba rapidinho os super secretários e muitos outros importantes servidores da Corte.  O engraçado é que parece que estamos assistindo aqueles antigos filmes clássicos, de grandes produções, retratando a monarquia de séculos passados.  Nestes filmes, a trama gira em torno de um complô, onde os principais coadjuvantes são os que querem a derrubada do rei. Geralmente é o irmão do rei, apoiado por alguns Conselheiros mal intencionados da Corte, que criam planos para a tomada do trono. Não estou falando que em Lorena isso está acontecendo (ou não), mas “críticos de cinema”, defendem essa tese.  Pois quando assistimos um filme, cada um tem a sua INTERPRETAÇÃO.
No modelo político brasileiro, o executivo não trabalha se não tiver a maioria do legislativo. Ou seja, o prefeito depende da maioria dos vereadores apoiando suas posições, para poder dar o tom de sua administração.  Disso, nosso prefeito não pode reclamar, pois num passado não muito distante, e por muito tempo, ele teve a maioria dos vereadores ao seu lado. Ai você me pergunta: o que aconteceu então, já que no recente processo de cassação, somente um vereador está do lado do prefeito? Estes e outros questionamentos, fica pra você responder, e fazer a sua própria INTERPRETAÇÃO. Pense nisso! Enquanto isso, aumente o som, cobertorzinho no pé e não esqueça da pipoca. Quem disse que o não tem mais cinema em Lorena? Ah! Estava esquecendo: A entrega do Oscar é em outubro de 2012 viu.
Luiz Fernando Romeiro Reis
(Matéria publicada no POP DO VALE no dia 13 de agosto de 2011)