quinta-feira, 31 de março de 2011

LORENA versos DESENVOLVIMENTO

 Matéria escrita para o Jornal O Popular do Vale em 26/03/2011
Nossa cidade vem travando uma batalha onde resiste ao desenvolvimento e mantendo-se na mesma  condição por vários anos.
Quem conhece um pouco de nossa história sabe da importância de Lorena, principalmente em épocas passadas. Até nosso hino retrata um pouco de nossa grandeza: “Terra das Palmeiras Imperiais, terra de Condes e Barões”.
Lorena conta com um grande diferencial geológico, e principalmente geográfico. Sua localização estratégica entre Rio de Janeiro, São Paulo e Sul de Minas, facilita o escoamento de nossa produção.
Lorena é uma das cidades mais planas do Vale do Paraíba e possui um lençol freático abundante.
Infelizmente a cidade não prosperou a contento e nem mesmo acompanhou o crescimento como em várias cidades vizinhas.
Um bom exemplo dessa política de gestão, está bem do nosso lado na jovem cidade de Canas. A atual administração conseguiu trazer uma termoelétrica e também a Sede Nacional da Renovação Carismática no Brasil, onde se projeta até mesmo a construção de uma faculdade.   
A política adotada em Lorena, não estimula o desenvolvimento. Não existe crescimento sem investir em infraestrutura e incentivos para empresas se instalarem na cidade.
Ao contrário de atrair novas indústrias, as já instaladas na cidade, estão indo embora.  
Lorena não tem um plano diretor, um pólo industrial e nem projetos de incentivos fiscais. Parece que não existe interesse para que empresas se instalem aqui.
Um grande exemplo desse descaso, verificamos em 2 edições anteriores onde o POPULAR DO VALE, compara o valor das taxas de aprovação do m2 de projetos de edificações industriais na cidade com outras do Vale. Lorena cobra uma taxa de R$ 3,80 por m2, enquanto que Taubaté cobra R$ 0,58.
O comércio local está enfraquecendo, com isto, a perda de receita é cada vez, mais significativa.
Não é possível a prefeitura ter dinheiro pra investir em melhorias quando vemos uma máquina totalmente inchada e com a folha de pagamento totalmente comprometida. Lorena tem absurdamente 17 secretarias, uma infinidade de secretários adjuntos e um exército em cargos de confiança.
A administração em Lorena precisa agir mais como gestora ao invés de só fazer política de empreguismo. Gestão Pública é a “arte” de saber esticar o cobertor que já é curto, diminuindo os gastos públicos, valorizando os funcionários de carreira para assim melhorar a qualidade dos serviços e empregar sabiamente o dinheiro nas reais necessidades do município.
A receita é muito simples, mas tem muita gente com cabeça dura, que ainda insiste em resistir!
Luiz Fernando Romeiro Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário