sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CHUVAS, TEMPORAIS E O CENÁRIO DE TRAGÉDIAS QUE SE REPETEM TODO VERÃO


            Todo inicio de ano, a cena que vemos é sempre a mesma. Tragédias causadas pelas chuvas de verão, vidas que se vão e prejuízos incalculáveis.
            Quando iremos acordar e agir preventivamente para minimizar estes transtornos?
            Nosso planeta sofre mudanças, e muitas delas por nossa culpa.  O aquecimento global, o derretimento das geleiras, estão alterando o clima da Terra. A tendência é de temporais cada vez mais trágicos e devastadores. Será que iremos sempre culpar as chuvas e não assumir que somos coniventes com nossas tragédias?
            A falta de políticas habitacionais e principalmente o uso e ocupação desordenada do solo, em áreas de risco, agravam ainda mais este crônico problema que enfrentamos.
            Já está passando da hora de cobrarmos de nossos governantes, ações preventivas, desde o mapeamento e a desocupação de áreas de risco, projetos de drenagem mais eficazes e a elaboração de planos emergenciais em tempos de crise.
Ações simples como colocar o lixo na rua, momentos antes de sua coleta, entulhos e restos de construção em caçambas ou lugares apropriados e não permitir de maneira nenhuma a poluição de córregos e rios, contribuem para uma melhor qualidade de nossas vidas.
A natureza hoje nos cobra, o que no decorrer dos tempos, tomamos dela.
Fernando Romeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário