sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cuidados a serem tomados neste perído chuvoso

            Se estiver na via pública (rua) dentro de um automóvel, saia imediatamente do carro, feche os vidros e evite travar as portas.
            Ao andar em ruas alagadas tome cuidado, pois pode ter bueiros sem tampas, ou mesmo buracos que você não saiba, sem contar o perigo de contrair a leptospirose que é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, chamada Leptospira interrogans, causada pela urina dos ratos.
            Caso esteja dentro de uma residência e perceba que esta havendo uma precipitação pluviométrica, ou seja, aumento do volume de água da rua para dentro de sua casa, pelo ralo, ou no entorno, procure imediatamente um lugar seguro e previsto onde possam se alojar de forma segura.
            Procure colocar documentos e objetos de valores dentro de um saco plástico bem fechado e mantenha-os em lugar seguro.
            Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica evitando assim os curtos-circuitos; retire os animais de estimação dentro de casa e por último retire todo o lixo ensacado e leve-os para uma área não sujeita a inundações.
            De igual forma, para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco), saia imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência; caso perceba também que árvores, poste, muro, esteja se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em um lugar segure.
            *Importante lembrar ainda que os moradores em áreas de risco de escorregamento de talude (barranco) façam monitoramentos constantes em seus encanamentos de captação de águas pluviais sendo que a Defesa Civil tem notado que em sua grande maioria estão ligados esgotos clandestinos, canos quebrados e vazando, para o vizinho ao lado  como se já não bastasse a grande concentração de pés de bananeiras nos taludes como todos sabem este tipo de plantação amarzena muita água aumentando assim o risco de deslizamento.
Estas dicas foram elaboradas pela Defesa Civil da Cidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário