terça-feira, 7 de junho de 2011

TROCANDO AS BOLAS

Por que vereadores perdem tanto tempo com requerimentos e moções de apelo e outros absurdos? Requerimentos são votados pra tapar um buraco de uma determinada rua, solicitar pra varrer a vila tal, pedir uma ponte sobre aquele córrego e a pavimentação pra aquela determinada avenida!
Não passa de pura demagogia, pois não valem de nada. Nada representa estas moções ao executivo, pois juridicamente não tem efeito nenhum. É ficar fazendo média e política barata com o povo, que não sabe da inutilidade destas medidas.
Quem tapa buraco, cuida da pavimentação  e outras ações de manutenção da cidade, é a prefeitura através de suas secretarias e departamentos, que o fazem ao seu bel prazer.
O vereador pode e deve, simplesmente contatar o órgão responsável pelo problema, solicitando diretamente para seus responsáveis, fora do horário das sessões.  Aproveitando o tempo durante todos os dias da semana, pois muitos deles, não tem outra ocupação e estão livres para fazer uso destas solicitações. Ai sim, acho uma atitude nobre e louvável.
As sessões da Câmara,  são realizadas apenas  uma vez por semana e em média, apenas quatro por mês. Gastar o tempo na tribuna pra ficar mandando abraço pro fulano e colocar em votação uma moção de apelo que em nada resolve, é ridículo e é o mesmo que nos chamar de otário.
O engraçado é quando um vereador cita o nome de um munícipe, colocando em questão a sua solicitação. Correria geral no plenário, todo mundo quer uma parte do nobre colega, para também mandar o seu caloroso fraternal abraço e reafirmar a sua  amizade e companheirismo,  com aquele determinado indivíduo e do bairro em questão. Muitas vezes as pessoas citadas são tão exaltadas que uma estátua de bronze é pouco. Parece o programa do Faustão, pois é  abraço pra todo mundo.   
Acho válida a preocupação de alguns vereadores, até mesmo por serem cobrados pela população, quanto a esse tipo de problema. A manutenção da cidade está cada vez mais caótica e não tendo o atendimento necessário, muitos vereadores acabam sendo procurados.
A função do legislativo tem que ficar mais CLARA para o eleitor. Cabe ao vereador, criar e aprovar leis que beneficiem a cidade, fazer o papel de fiscalizador das ações do executivo e principalmente colocar em discussão, propostas de relevância para a coletividade.
O engraçado é que aparece de vez em quando,  apelos para o governador e até para a presidência da república.  Acho que deve ter até para o Papa para talvez beatificar alguém na cidade. (Em falar nisso, parece que o processo canônico de um certo Santo de da cidade, está quase pronto pra enviar para o Vaticano).  
Você acha que esse tipo de requerimento chega mesmo nas mãos destas autoridades? Alguma atitude é tomada por isso?
Pena que muitos vereadores não sabem de sua real função. Mas não se preocupe, pois não é só aqui.  Em muitas outras casas é fácil localizar estes inúmeros “abestados”, seja no Congresso Nacional, seja nas Assembléias Legislativas e em tantas outras neste país. 
Luiz Fernando Romeiro Reis
Matéria do dia 04/06/2011 - Edição 610 - O POPULAR
www.popdovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário